Formação de PH (módulo básico)

Objetivo

Preparar melhor os engenheiros para a posição de PH e para as suas principais funções:
    - planejar a inspeção
    - identificar as causas dos danos
    - decidir se os equipamentos podem permanecer em serviço
    - recomendar as intervenções necessárias para manter o equipamento em bom estado

Atender as exigências da NR-13 2018 e adequar caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques de armazenamento em plantas industriais.
 

Público Alvo
Empresas que possuam caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento, como indústria química, Óleo e Gás, alimentos e bebidas, hotelaria e shopping.
- Engenheiros inexperientes que desejam se preparar ou estão começando atuar como PH;
- Engenheiros experientes que desejem obter base conceitual mais consistente;
- Engenheiros que atuam em outras áreas (manutenção, engenharia, operação) e que desejam ampliar seus horizontes

 

Carga horária
48 horas

 

Conteúdo Programático

1. Exigências legais e normativas
NR13, Certificação de SPIE, normas de inspeção e normas de projeto

2. Técnicas de fabricação de equipamentos
Soldagem, fundição, forjamento, laminação, extrusão

2.1 Tecnologia de materiais e ensaios mecânicos e metalográfico
Metálicos, polímeros e refratários – características e especificações ASTM

2.2 Causas de descontinuidades de fabricação e critérios de tolerância

 

3. Causas de deterioração de equipamentos
Corrosão, desgaste mecânico, fadiga, fluência, transformações metalúrgicas, etc.
Norma API 571

 

4. Técnicas de proteção contra deterioração
Proteção catódica, pintura e inibidores

5. Técnicas de inspeção básicas
LP, PM, US, IRIS, RD, EV, identificação de metais



Instrutores

Rui Pereira de Carvalho
Técnico em Metalurgia, cursou 5 anos de Engenharia, Especialista em Ultrassom nível 2 e nível 3, Líquido Penetrante nível 2 e 3, Partículas Magnéticas nível 2-Yoke e nível 3. Possui mais de 20 anos de vivência em Inspeção e Ensaios Não Destrutivos, tendo ocupado posições de Técnico de END em empresas como SGS, NDT do Brasil e ABB.
   

José Antonio Pereira Chainho
Engenheiro mecânico graduado pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo em 1966. Pós-graduado em Engenharia de Equipamentos pela Petrobrás em 1967. Concluiu 32 créditos no Curso de Tecnologia de Materiais em nível de mestrado promovido pela Petrobrás em convênio com a PUC/RJ.

Trabalhou na Petrobrás, Refinarias de Cubatão e de Paulínia, de 1967 até 1994, como Engenheiro de Equipamentos, Gerente de Setor e de Divisão. Visitou a Venezuela e Estados Unidos representando a Petrobrás e ministrou cursos no Chile, Equador, Argentina, Costa Rica e Bolívia, promovidos pelo Projeto Regional de END que faz parte do Projeto das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Coordenou 10 turmas de cursos de formação de Inspetores de Equipamentos (560h) promovidos diversas organizações de 1993 até 2008. Atualmente ministra aulas no IEQ da Abendi.

Atuou como auditor da certificação de SPIE Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos por 20 anos. Qualificado para inspeção de vasos de pressão, caldeiras, tubulações e tanques segundo a NR13 do Ministério do Trabalho e Emprego. Atualmente presta serviços de treinamento e consultoria na área de inspeção de equipamentos para cerca de 20 empresas órgãos públicos brasileiros.

   
 

Leonardo Ramalho da Silva
Mestrando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela PMT, Poli, USP. Engenheiro de Materiais e Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC. Tecnólogo em Mecânica, Modalidade Projetos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Técnico em Mecatrônica.

Iniciou sua carreira na Petrobras Transportes SA - Transpetro, onde recebeu sólida formação na área de Ensaios Não Destrutivos (ENDs) e Inspeção, tendo atuado especialmente nas inspeções de tanques de armazenamento, caldeiras aquatubulares, permutadores tipo casco-tubo, tubulações e dutos terrestres. Atuou também na operação e manutenção de sistemas de proteção catódica e na fiscalização de contratos de prestação de serviço de inspeção e manutenção de equipamentos.

Desde 2007 atua como instrutor em cursos de formação para inspetores de equipamentos, inspetores de soldagem, inspetores de dutos terrestres e ENDs promovidos por diversas instituições, tendo também realizado palestras de difusão tecnológica em universidades. Entre 2012 e 2016, foi sócio empresa SIRIUS Treinamentos, Organismo de Treinamento (OT) da Abendi. Exerce atualmente as funções de Engenheiro de Materiais e Diretor na empresa Integ, gerente operacional na empresa Auxílio Assessoria e Serviços Técnicos, professor de ensino superior na Faculdade de Tecnologia de Itaquera - SP e instrutor da Abendi.

Possui interesse nas áreas de corrosão de materiais metálicos, mecânica da fratura, Integridade (e falha) de equipamentos, ensaios não destrutivos e fabricação de dispositivos para ENDs.



Material didático

Será fornecido todo o material necessário ao bom acompanhamento do curso.



Impostos
A ABENDI é isenta de retenção de IR.



Seguridade Social
"Não retenção do INSS OS 209/99, conforme CIRCULAR Nº 46 DE 24/06/99 em seu ARTIGO 4º, Letra "G".

 

Inscrição

 

Investimento
Sócios R$ 4.490,00
Não-Sócios R$ 4.884,00



Formas de pagamento
  • Depósito Bancário: Banco Bradesco / Agência 1992-5 / Conta-Corrente 2930-0. Favor enviar o comprovante de depósito para treinamentos@abendi.org.br
  • Cartões de Créditos: Visa, Mastercard, Elo, Amex, Hypercard. Parcelado em até 6 vezes.
  • Pagamento Faturado: Boleto Bancário. O pagamento do boleto deve ocorrer antes do início do treinamento.
     

 

Cancelamento

  • O não comparecimento do participante ao treinamento não implica no cancelamento automático da inscrição, podendo o participante ser substituído por outro profissional.
  • Somente será aceito o cancelamento da inscrição até 5 dias úteis antes do início do treinamento.
  • Caso o participante não compareça ao treinamento ou não comunique a desistência com a devida antecedência (5 dias úteis), o valor da inscrição não será reembolsado, em função dos custos administrativos assumidos.
  • Abendi reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realização do treinamento, caso não atinja o número mínimo de participantes.

 

Como se inscrever

  • Para realizar a sua inscrição, preencha a ficha clicando aqui e siga os passos a seguir;
  • A inscrição será considerada confirmada quando do recebimento da ficha de inscrição juntamente com o comprovante de pagamento. Favor enviar via e-mail o comprovante de depósito, treinamentos@abendi.org.br.
  • O treinamento possui número limitado de vagas. As inscrições devem ser enviadas em até 5 dias úteis antes do início do treinamento.

Sócios Patrocinadores

  •  

  •