Renovação e Recertificação

A renovação ou recertificação deve ser enviada pelo profissional antes da data de validade de sua certificação.

Renovação: Após o vencimento da primeira data de validade, a certificação pode ser renovada pelo SNQC por mais um período de duração similar, desde que o profissional atenda aos requisitos da renovação abaixo.

a) evidência documentada de acuidade visual satisfatória durante 12 meses anteriores,
b) evidência documental verificável de atividade operacional satisfatória contínua sem interrupção significativa no método e setor para o qual a renovação é pretendida.
Se o critério b) para renovação não for atendido, deve-se seguir as mesmas regras para a recertificação.

Recertificação:
Após 5 anos da renovação, o profissional deve ser recertificado pelo SNQC por um período similar, desde que atenda aos critérios de renovação estabelecidos e as condições descritas a seguir:

- N1 e N2:
ser aprovado em um exame prático que demonstre competência continuada para executar o trabalho dentro do escopo do certificado. Isto deve incluir corpos de prova apropriados ao escopo da certificação e, para o Nível 2, a elaboração de uma instrução escrita aplicável para o uso do Nível 1.
Obs.: Caso a pessoa não atenda o item b da Renovação, ou seja reprovada nos dois reexames permitidos, o certificado não deve ser revalidado e, para obter nova certificação para aquele nível, setor e método, ela deve se submeter a uma nova certificação.

- N3:
a pessoa certificada no nível 3 que solicitar a recertificação deve apresentar evidências de qualificação continuada confirmada por:
a) atendimento aos requisitos de Nível 3 estabelecidos para os exames escritos;
b) atendimento aos requisitos estabelecidos para um sistema de créditos estruturado, conforme descrito no DC-007.



Solicitação da renovação ou recertificação

1. Envie a documentação abaixo à Avenida Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino – São Paulo/SP – CEP: 04041-054, ou se preferir, encaminhe os documentos por email: abendi@abendi.org.br

  • Solicitação de Exames para recertificação ou renovação – FM 003 (N1 e N2) e FM 027 (N3)
  • Atestado de Acuidade Visual – FM 005
  • 2 fotos 3x4
  • Código de ética RI 005
  • Comprovante de atividade profissional contínua sem interrupção significativa.
  • No caso do envio da documentação fora do prazo vigente da Certificação, é necessário o envio de uma justificativa para validação/aprovação da Gerência.
2. Para os processos de recertificação, após a aprovação da documentação o candidato deve realizar o pagamento do exame de recertificação, através do boleto bancário enviado.
Atenção: Os exames são agendados conforme a disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido.

Solicitação de recertificação por crédito estruturado
Deve ser seguida a sistemática definida no DC 007.

Sócios Patrocinadores

  •  


  •