Perguntas mais frequentes

O que é Certificação?
Certificação de pessoas é o reconhecimento formal, por um organismo de certificação, que uma pessoa atende aos requisitos preestabelecidos em normas específicas, para o exercício de uma determinada atividade.

 

Como funciona o processo de Certificação?
O processo de certificação é simples e consiste no cumprimento de seis etapas. São elas:
1-  Apresentação do atestado de escolaridade;
2 – Realização do treinamento específico;
3 – Comprovação de experiência profissional;
4 – Apresentação do atestado de aptidão física;
5 – Realização do exame teórico;
6 – Realização do exame prático.

 

 

A Certificação é obrigatória? 
A Certificação é voluntária. No entanto, o mercado exige, cada vez mais, profissionais qualificados nas mais diversas áreas de atuação. Para grande parte das organizações, a Certificação tornou-se um pré-requisito e, sem dúvida, um diferencial competitivo no processo de seleção de seus colaboradores.

 

 

O que faz um profissional certificado? 
O profissional certificado pela Abendi torna-se apto para executar as atividades descritas nas normas de certificação (NA) dentro do escopo de competências definido no certificado. Uma autorização de trabalho deve ser emitida pelo empregador, baseada no escopo da certificação, autorizando o profissional certificado a executar as tarefas definidas.

 

 

Como iniciar o processo de Certificação? 
Para iniciar o processo de Certificação o candidato deve, antes de tudo, ter realizado o treinamento específico da área em que pretende se certificar.
Em termos de documentação, é necessário encaminhar para a Abendi, a ficha de solicitação assinada e preenchida (clique aqui para N2 ou clique aqui para N3), cópia de documento de identificação (RG/CNH/CREA/CPF), cópia do diploma escolar e cópia do certificado de treinamento. 
A inscrição para a fase teórica e/ou prática será confirmada mediante pagamento dos exames por meio de boleto bancário.

 

 

Qual o tempo de experiência exigido para a Certificação? 
O tempo de experiência exigido para cada método de Certificação está definido nas normas Abendi. Verifique em Tipos de Processo ou emconsulte/Documentos para Donwload.

 

 

Como confirmar o recebimento da documentação enviada à Abendi? 
Para confirmar se sua documentação foi recebida pelo Setor de Certificação, consulte a relação de documentos recebidos.

 

 

Quero me certificar em mais de um método, como faço?
O profissional que já possui um certificado da Abendi e deseja se certificar em um outro método deve encaminhar uma nova ficha de solicitação preenchida e assinada e a cópia do certificado de treinamento. Após a aprovação no exame prático do novo método, deverá encaminhar as comprovações de aptidão física e de experiência profissional no método solicitado (conforme definido na norma Abendi). 

 

 

Qual o prazo para solicitar a Certificação após o término do curso? 
Não há prazo definido para iniciar o processo de Certificação após o término do treinamento. 

 

 

Como saber se meu exame teórico está agendado? 
O exame teórico é agendado em um calendário de provas definido pela área de Certificação da Abendi. A lista de candidatos inscritos é divulgada no site da Abendi no Calendário de Exames Teóricos (link) com 30 dias de antecedência, ou através de consultas na Área Restrita do nosso site. Caso seu nome não conste da lista, por favor, aguarde nova convocação.

 

 

Como saber se meu exame prático está agendado? 
O exame prático é agendado de acordo com a disponibilidade de cada CEQ (Centro de Exames de Qualificação), e a data pode ser divulgada com até 30 dias de antecedência. Verifique no acesso à Área Restrita.

 

 

Como cancelar um exame? 
Para cancelar o exame agendado é necessário notificar a Abendi em até 10 dias úteis da data do exame, sendo que o cancelamento está sujeito à multa conforme o FMP-049 (link). O cancelamento do exame pode ser solicitado através do Site (link), do Fale Conosco (link) e pelo telefone 5586-3181
Não será cobrada a multa para o 1º cancelamento, desde que seja comunicado com uma antecedência de mais de 10 dias úteis.
O não comparecimento no dia e na hora do exame é considerado como ausência, e o candidato deve efetivar o pagamento integral do exame, sem justificativa.
Todas as justificativas de ausência devem ser encaminhadas à Abendi para análise.

 

 

Qual o prazo para conclusão do processo de Certificação? 
O prazo para que seja concluído um processo de qualificação está especificado na Norma de acordo com cada método.

 

 

Em caso de reprovação, quantas vezes é possível repetir o exame? 
É permitido fazer mais duas tentativas de aprovação (são três, ao todo), desde que sejam realizadas dentro de um prazo máximo de 24 meses. Exceto a qualificação em Acesso por Cordas, a qual é permitida refazer a prova apenas uma vez (são duas ao todo).

 

 

Qual conteúdo da prova?
O conteúdo da prova é baseado em Procedimentos e Instruções Técnicas para cada método e estão disponíveis no item de Consulta e Informações em Documentos para Donwload.

 

 

Caso não concorde com o resultado, como devo proceder?
A solicitação de revisão de um exame de Certificação deve ser feita até 90 dias após a divulgação do resultado. Para isso, é necessário encaminhar para a Abendi sua justificativa no Termo de Apelação (link). Esse Termo também pode ser utilizado para solicitar a revisão de decisões do Bureau de Certificação, como, por exemplo, o não atendimento dos prazos da Certificação.

 

 

É possível ver o exame em caso de apelação? 
Não, pois o gabarito do exame é confidencial. O processo de revisão de exames de Certificação consiste na análise do gabarito por profissionais N3, aprovados pela Abendi.

 

 

Minha Certificação está vencida. O que devo fazer para solicitar a renovação ou recertificação?
Você deve encaminhar para a Abendi o Termo de Apelação (link) devidamente preenchido com as evidências necessárias.

 

 

Um profissional certificado no Brasil pela Abendi pode atuar em outros países?
Sim, desde que o empregador autorize.


Sócios Patrocinadores

  •  
  •  

  •  
  •