ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção
Cód.Sócio:
 
CPF/CNPJ:  

Busca Interna:

Profissional SNQC




 

Requisitos mínimos para solicitar o sistema OTR ABENDI.

1. O Organismo de Treinamento pode solicitar o reconhecimento para os cursos: Cursos níveis 1 e 2, nos métodos de Ensaio Visual, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultra-Som, em todas as suas modalidades, Ensaios Radiográficos, Correntes Parasitas,Detecção de Vazamentos/Estanqueidade e Inspetor de Controle Dimensional,Teste por Pontos, Phased Array, Tofd, Termografia, assim como os Cursos de Radioproteção Industrial para Operadores e Supervisores de Radioproteção Industrial para atender aos requisitos da CNEN, entre outros.
 
2. O Organismo de Treinamento deve implementar um Sistema da Qualidade, descrito em um Manual da Qualidade (MQ), estruturado conforme os requisitos da Norma ISO 9001:2008
 
3. O Organismo de Treinamento deve possuir um profissional Nível 3, certificado segundo os requisitos de SNQC/END, o qual será responsável pela supervisão dos cursos. É obrigatório que o nível 3 seja certificado nos métodos para os quais o OT pleiteia o seu reconhecimento.
 
4. O Organismo de Treinamento deve dispor de pessoal tecnicamente competente e em número suficiente para o desempenho de suas funções, especialmente profissionais nível 2, certificados pelo SNQC/END, para a parte teórica específica e prática dos cursos em que irão atuar.

5. As salas de aula e os laboratórios devem ser bem iluminados e ventilados, também devem ser guarnecidos de todos os materiais de auxílio ao ensino, como quadro negro ou flip chart, projetor de slides ou multimídia e equipamento de vídeo apropriado para o curso. As salas de aula devem ter espaço suficiente para acomodar adequadamente, no mínimo, 10 pessoas, obedecendo a uma capacidade de área mínima de 1,20m² / aluno.

6. Os locais de realização dos cursos devem estar adequadamente preparados, atendendo à legislação de Segurança e Saúde no Trabalho.
 
7. O Organismo de Treinamento deve possuir uma quantidade mínima de equipamentos e materiais para os cursos nos métodos em que pretendem o reconhecimento. Estes equipamentos devem ser em quantidade suficiente para atender, no mínimo, 10 (dez) alunos.
 
8. O Organismo de Treinamento deve dispor de coleções de corpos-de-prova e gabaritos em quantidades mínimas e características requeridas pela ABENDI, conforme Manual de Reconhecimento de OT.
 
9. É recomendado ao OT disponibilizar na sua biblioteca para consulta com normas e procedimentos para a qualificação.
 
10. O Organismo de Treinamento pode pleitear o seu reconhecimento, no mínimo, em 3 métodos de END e independentemente para cursos de Radioproteção Industrial para Operadores e Supervisores de Radioproteção.

 

< voltar

 

Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI / Sede: Avenida Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino - 04041-054 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5586-3199 - Fax:(11) 5581-1164 - abendi@abendi.org.br / ABENDI -
Mapa de Localização - Mapa do Site.